A gravidez é um momento lindo, rodeado de euforia, descobertas e emoção. E um dos momentos que causa mais ansiedade é a descoberta do sexo do bebê. Tudo muda depois que os pais descobrem se vão ter um menino ou uma menina. Já podem chamar a barriga pelo nome, decorar o quarto e comprar roupinhas para preparar a nova vida de que vem chegando.
Essa descoberta costuma acontecer somente a partir da 16ª semana de gestação, quando é possível descobrir o sexo do bebê através do exame de ultrassonografia. Mas para aqueles pais e mães que não aguentam a ansiedade e desejam descobrir antes, já existe o exame de sexagem fetal.

O que é sexagem fetal?

Sexagem fetal é um exame realizado com o sangue da mulher grávida para descobrir o sexo do bebê. O exame não é invasivo e nem perigoso. Para realizar o teste, é recolhida uma pequena amostra de sangue da mãe, sem a necessidade de preparação ou jejum.
É possível realizar o teste a partir da 8ª semana de gestação. O exame tem quase 100% de acerto.

Sexagem fetal - grávida segurando roupa de bebê

Como funciona o exame?

Retira-se uma amostra de sangue materno para realizar a análise do DNA do feto. Nessa análise, investiga-se a presença do cromossomo Y. As mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm um X e um Y. Então, se no DNA for detectada a presença do cromossomo Y, significa que o bebê é um menino. Se só houver o cromossomo X, é uma menina.

Sexagem fetal em grávida de gêmeos

Se a mamãe está esperando mais de um bebê, pode não ser possível indicar com precisão o sexo dos dois bebês. Isso porque como é colhida uma amostra de sangue da mãe, não há diferenciação dos bebês no exame. Então, se houver a presença do cromossomo Y, pelo menos um dos bebês é menino. Se não houver, ambas serão meninas.

O exame pode dar errado se a mãe já recebeu transplante de órgão de um homem ou se já recebeu transfusão de sangue.

Está grávida e ansiosa para saber o sexo do seu bebê? Converse com seu médico e solicite um exame de sexagem fetal para acabar de uma vez com o mistério. E não deixe de realizar o pré-natal completo com a Instamed, através do Programa InstaMamãe, que oferece consultas e exames para você cuidar do seu bebê.

Talvez você também se interesse por estes assuntos: