Conhecido como hormônio da juventude, o SDHEA é o sulfato de dehidroepiandrosterona, junto com o hormônio dehidroepiandrosterona (DHEA) são os esteroides mais abundantes no corpo. Por volta dos 20 anos de idade, é quando a produção atinge o nível máximo de concentração e começa a entrar em declínio.
O DHEA é produzido a partir do colesterol pelas glândulas adrenais, ovários, testículos, tecido adiposo, pele e cérebro. O hormônio serve como matéria-prima para a produção de todos os outros hormônios importantes secretados pela glândula supra-renal. É a partir dele que o corpo produz os hormônios feminino (estrogênio) e masculino (testosterona).
Muitos especialistas defendem que a dosagem de SDHEA no sangue deve ser medida rotineiramente como marcador e bioindicador de vitalidade de idosos.

SDHEA baixo. O que significa?

Na idade adulta, os níveis do SDHEA começam a cair. Essa diminuição é naturalmente associada com o avançar da idade, mas o nível de SDHEA mais baixo que o esperado para a idade está associado a uma propensão a desenvolver doenças crônicas, cardiovasculares, Mal de Alzheimer e risco de morte por doenças relacionadas ao envelhecimento.
A produção do hormônio SDHEA cai pela metade aos 40 anos e aos 65 anos o corpo produz entre 10 e 20% do ideal, até que aos 80 anos, menos de 5% é produzido. Por isso, em alguns casos é indicada a reposição de DHEA. Diversos estudos já revelaram que a reposição do hormônio retarda os efeitos do envelhecimento arterial e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

casal de jovens lado a lado

SDHEA elevado. O que significa?

Quando o nível de SDHEA está aumentado em relação a idade do paciente, as principais causas são: Hiperplasia adrenal congênita, carcinoma adrenal, tumores virilizantes das adrenais e Síndrome de Cushing.
Nesses casos, é indicado consultar um endocrinologista para fazer uma investigação mais aprofundada e realizar o tratamento necessário para o caso em específico.

Para qualquer situação, conte com a Instamed. É medicina no instante que você precisa.

Talvez você também se interesse por estes assuntos: