O exame de diagnóstico por imagem (raio X) das mãos e dos punhos serve para determinar a idade óssea do paciente. Essa informação pode ser utiliza para prever a altura da criança quando adulta e também para determinar se o tamanho da criança está adequado para a idade.

O raio X de mãos e punhos também é indicado em casos de traumas, quando há suspeita de fratura em alguma estrutura óssea e quando o paciente relata dor na mão ou limitações de movimento.

O raio X pode ser feito em uma das mãos ou em ambas. O exame é comum pois tem baixo custo e o tempo de exposição é pequeno. A radiografia mostra vários ossos e epífises, sendo fácil de ser realizado e de simples observação.

Quando o raio X é considerado alterado?

A idade óssea medida no raio X de mão e punho deve ser compatível com a idade cronológica do paciente. Uma pequena diferença é considerada normal. Quando a diferença é igual ou maior que um ano e meio entre a idade óssea e a idade cronológica, considera-se que a idade óssea está atrasada ou adiantada (dependendo do caso).

O que fazer ao ter o diagnóstico de idade óssea alterada?

Quando a idade óssea do paciente é considerada discrepante de sua idade cronológica, é preciso consultar um especialista para avaliar quais as medidas devem ser tomadas. O atraso e o avanço da idade óssea podem ser causados por diversos fatores, como alteração na tireóide, fatores genéticos, doenças crônicas, puberdade precoce, obesidade, desnutrição prolongada, entre outros.

Em geral, endocrinologistas pediátricos são os médicos que solicitam o exame de raio X de mãos e punhos e avaliam o crescimento e desenvolvimento da criança. Esse profissional também é responsável por indicar o tratamento para cada caso, quando necessário.

Trauma na mão ou punho.

Em casos de trauma nessa região, como uma fratura ou outra lesão, o paciente deve consultar um ortopedista, que irá indicar o tratamento adequado. Em alguns é preciso imobilizar a região para tratar, em outras, como em casos de tendinite, é possível fazer tratamento com fisioterapia ou medicação.

Se você precisa realizar raio X de mão ou punho, ou se já fez o exame e precisa de uma consulta médica, entre em contato agora mesmo com a Instamed e agende sua consulta ou exame.

Talvez você também se interesse por estes assuntos:

  • entrada da InstaMedConheça os serviços da InstaMed Somos a InstaMed, uma clínica completa que oferece consultas e exames para pacientes de todas as idades. Nossa missão é trazer soluções na área da saúde que sejam fáceis, rápidas e […]
  • 10 coisas que você precisa saber sobre Tireoide A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou […]
  • Arritmia cardíaca: prevenção, sintomas e tratamentoArritmia cardíaca: prevenção, sintomas e tratamento Arritmia cardíaca é qualquer distúrbio do ritmo cardíaco, seja quando os batimentos do coração estão mais lentos, mais rápidos ou simplesmente descompassados. A frequência cardíaca de uma […]