Alguma vez você já levou um susto ao pentear os cabelos e perceber que uma enorme quantidade de cabelos fica na escova? Ou quando você tomou banho percebeu que um chumaço de cabelo foi pelo ralo?

A queda de cabelo é um processo que acontece naturalmente com o corpo. Se a quantidade de cabelos perdida não é excessiva, não fique assustado. Veja abaixo as principais causas da queda de cabelo e como tratá-la.

Estresse

Essa é uma das causas mais comuns de queda de cabelo. O estresse pode causar a queda de cabelo ou acentuar o problema que já exista por outro motivo. Isso acontece porque o ciclo dos fios de cabelo pode se alterar, causando a queda.

Gravidez

Mulheres sofrem com uma queda brusca de hormônios logo após o parto. Durante os 3 meses seguintes, é normal o surgimento de uma queda maior de cabelos, que pode se estender por até dois meses. É mais raro, mas também pode acontecer da queda de cabelo iniciar durante a gestação, em virtude do aumento de progesterona, que resseca o cabelo.

Alteração hormonal

Quando acontecem mudanças em nosso corpo, como na adolescência, por exemplo, em que os hormônios estão fervilhando, é normal uma queda de cabelo temporária, até que o corpo volte a se estabilizar. Mulheres que iniciam ou trocam de tratamento hormonal ou anticoncepcional também pode perder algumas mechas pelo mesmo motivo.

O hipotireoidismo é outra causa de alteração hormonal que resulta na queda de cabelo. Quando a tireoide não funciona corretamente, diversos hormônio do seu corpo são produzidos em quantidades diferentes daquela que o organismo necessita. Alguns desses hormônios são essenciais para a saúde dos fios e a falta ou excesso pode causar a queda.

Medicamentos

O uso de alguns tipos de medicamentos, como os antidepressivos e os remédios para pressão alta, por exemplo, podem fazer com que o seu cabelo caia um pouco no início do tratamento ou quando você já utiliza a medicação por muito tempo.

Anemia

A anemia é resultado da falta de ferro ou vitaminas no organismo. O resultado é uma quantidade menor de sangue, nutrientes e oxigênio circulando no corpo. Isso faz com que os fios sejam “menos alimentados” e por isso podem cair.

Calvície

A calvície é a redução total ou parcial de cabelos ou pelo em uma determinada área do corpo. Mais percebida no couro cabeludo, a calvície pode atingir também outras regiões da pele. A calvície pode atingir homens ou mulheres, sendo mais comum no sexo masculino em virtude da conversão do hormônio testosterona em dihidrotestosterona.

Há diversas causas para a calvície e a maioria delas não têm cura, sendo possível minimizar os efeitos com implantes de cabelo. O uso de medicamentos para estimular a produção capilar é controversa e apresenta resultados apenas em algumas pessoas.

Os efeitos da calvície costumam aparecer nos homens por volta dos 20 anos e nas mulheres mais tarde, depois da menopausa.

Tratamento para queda de cabelo

Como vimos, a queda de cabelo pode ter diversas causas. Para avaliar qual a causa da sua queda de cabelo e determinar o melhor tratamento, você deve consultar um dermatologista. Ele irá avaliar o motivo e indicará a medicação necessária ou outro caminho, como a consulta a um nutricionista, em caso de problemas alimentares como a anemia.

Está com queda de cabelo? Agende agora mesmo sua consulta na Instamed. É medicina no instante que você precisa.

Talvez você também se interesse por estes assuntos: