Atrofia Muscular é a redução de volume do músculo. Trata-se da perda de volume e enfraquecimento muscular devido a diminuição do tamanho das células. Essa doença, muito comum na terceira idade, tem tratamento mas pode ser facilmente evitada prevenindo-se e adotando hábitos saudáveis. Entenda quais são sua as principais causas e conheça as formas de tratamento e prevenção mais indicadas. 

São dois os tipos de Atrofia Muscular mais comuns:

Atrofia Muscular Por Desuso

Ocorre como consequência da falta de atividade do músculo, como o próprio nome sugere, por desuso do tecido muscular. É o tipo de Atrofia que atinge em grande número as pessoas da terceira idade.

Atrofia Muscular Neurogênica

Se dá por uma lesão em um nervo que se conecta ao músculo. É o tipo de Atrofia mais grave e acontece de forma mais repentina, podendo estar ligado aos sintomas de outras doenças como neuropatia, poliomielite e esclerose lateral amiotrófica.

Quais são as causas da Atrofia Muscular?

No caso da Atrofia Muscular por Desuso, as causas envolvem a falta de atividade física ou a falta de utilização de um músculo específico. Pode acontecer, inclusive, em pessoas sob condições médicas que limitam os movimentos, como pessoas acamadas ou com parte do corpo imobilizado.

Já no caso da Atrofia Muscular Neurogênica, as causas costumam envolver outras lesões ou doenças em nervos que se ligam aos músculos. Dentre essas, os exemplos mais comuns são: envelhecimento, miopatia associada ao consumo excessivo de álcool, queimaduras, fratura óssea, desnutrição, lesões na medula espinhal, Acidente Vascular Cerebral (AVC), corticoterapia a longo prazo, artrite reumatoide, entre outras.

Atrofia Muscular tem tratamento?

Apesar de variar conforme a gravidade e causa, o tratamento da doença existe e é feito de várias formas. O principal objetivo do tratamento é causar a hipertrofia muscular, justamente o oposto da Atrofia Muscular. Ou seja, o tratamento consiste em trabalhar estratégias a fim de provocar o aumento de tamanho do músculo e o ganho de massa muscular.

Nos casos mais comuns de Atrofia Muscular por Desuso a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar já são suficientes para o tratamento. Mas no caso da Atrofia Muscular Neurogênica, os métodos de tratamento são mais específicos. Procedimentos como terapia ocupacional e fisioterapia, costumam ser utilizados para diminuir o impacto da doença no paciente. Assim, ao diagnosticar a doença, seu tipo e causa, os médicos também podem prescrever como parte do tratamento:

  • – Fisioterapia ou musculação;
  • – Eletroestimulação;
  • – Reposição hormonal.

Como evitar a Atrofia Muscular?

A principal forma de evitar a Atrofia Muscular é realizar atividades físicas regularmente. Atividades em piscinas são as mais indicadas, em qualquer idade, pois ajudam a estimular os movimentos dos músculos sem impacto, além de melhorarem o funcionamento do organismo. Nessa hora, também é fundamental o acompanhamento médico e de profissionais da área a fim de orientar a atividade física. Não ter orientação para a prática de exercícios também pode ser perigoso.

Outra forma de prevenir a Atrofia Muscular é incluir na dieta alimentos nutritivos, ricos em ômega 3, proteínas e demais vitaminas. A alimentação é fundamental para o fortalecimento e desenvolvimento muscular, em qualquer idade. Além disso, o sono de qualidade também é um aliado e tanto para sua saúde, pois o repouso muscular é um dos elementos chave no processo de prevenção de doenças musculares.

A Atrofia Muscular tem tratamento e pode ser facilmente diagnosticada. Caso você identifique sintomas como fraqueza muscular, dores no corpo, dificuldade de se movimentar e diminuição do tamanho dos músculos, fique atento e agende sua consulta médica.

Talvez você também se interesse por estes assuntos:

  • Depressão Infantil: Seu filho pode ser portador?Depressão Infantil: Seu filho pode ser portador? A Depressão Infantil é uma doença grave que atinge cerca de 2% das crianças em idade pré-escolar e até 8% dos adolescentes. Se não for tratada adequadamente, a depressão nessa fase da vida […]
  • Queda de cabelo? Conheça as causas e tratamentosQueda de cabelo? Conheça as causas e tratamentos Alguma vez você já levou um susto ao pentear os cabelos e perceber que uma enorme quantidade de cabelos fica na escova? Ou quando você tomou banho percebeu que um chumaço de cabelo foi […]
  • 6 causas inusitadas da infecção urinária6 causas inusitadas da infecção urinária Conheça 6 causas que dificilmente você imaginaria, mas podem causar a infecção urinária. O canal da uretra é diferente no corpo das mulheres e dos homens.  Enquanto nas mulheres esse canal […]