O horário de verão começou no último domingo (04/11) e vai até 16 de fevereiro de 2019. Durante esses meses, o calor aumenta e o tempo que ficamos expostos ao sol também. Muitas pessoas vão para a praia, outras passam a frequentar clubes, praças e parques. Esses comportamentos fazem aumentar a necessidade de cuidar da pele. Por isso, abaixo você confere algumas dicas de dermatologistas para cuidar da sua pele no verão.

Protetor solar

O uso do protetor solar é indicado o ano inteiro. No verão, ele é ainda mais indispensável. Não abra mão de um produto com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou maior. Quando estiver exposto ao sol, como na beira da praia ou na piscina, recorra a UM FPS maior. Em todos os casos, reaplique o produto a cada duas horas. Lembre-se de usar o protetor solar mesmo em dias nublados, quando o sol está presente, apenas menos visível.

Seque bem o corpo

Com o aumento do suor e as idas frequentes aos clubes e outros ambientes úmidos compartilhados, é comum o surgimento de micoses nas unhas ou na pele. Ande sempre de chinelos ou sandálias e evite pisar no chão molhado quando estiver descalço. Um dos cuidados mais importantes para evitar as micoses é secar bem o corpo, dando atenção especial para as áreas entre os dedos e as dobras do corpo. Se você sofre com suor nos pés, recorra ao uso de talco para manter a área seca.

Limpeza de pele

Faça uma limpeza na sua pele todos os dias. Utilize sabonete para o seu tipo de pele e, se preferir, complemente com um tônico facial. Os sabonetes esfoliantes devem ser utilizados no máximo uma vez por semana. A cada dois ou três meses também é indicado realizar uma limpeza de pele profunda, com um profissional qualificado para tratar cravos e espinhas.

Hidratação

Para que sua pele fique sempre bem hidratada e saudável, não basta recorrer a cremes caros. É fundamental beber muita água (ao menos dois litros por dia) e manter uma alimentação equilibrada. Usar loções e águas termais também contribui para a hidratação da pele.

E você, já está preparado para o verão? Cuide da sua saúde e se notar alguma mudança na sua pele, consulte um dermatologista na Instamed. Agende já sua consulta pelo site.

Talvez você também se interesse por estes assuntos: