Hepatite é uma inflamação no fígado. Apesar do nome quase igual, as hepatites A, B e C são vírus completamente distintos. É uma doença antiga e que quem contrai uma vez fica imune para o resto da vida.
Neste artigo você vai saber tudo sobre a hepatite A. Acompanhe.

O que é HAV?

HAV é o vírus que causa a hepatite A. A sigla em inglês significa Vírus da Hepatite A. Existe vacina para a doença, mas em regiões subdesenvolvidas a doença é muito comum, pois a cobertura vacinal é baixa e há grande exposição ao vírus.
A vacina é recomendada para crianças de 12 a 18 meses e pode ser aplicada em adultos de qualquer idade. Pessoas que trabalham com alimentos e pessoas que estão expostas ao vírus também devem se vacinar para prevenir a infecção e transmissão do vírus.

homem apertando a região abdominal indicando dor

Causas e transmissão da hepatite A

A hepatite A é causada pelo vírus presente nas fezes das pessoas infectadas com a via oral. Parece improvável que alguém entre em contato com fezes de outra pessoa, mas a contaminação é mais comum que podemos imaginar. Algumas formas de transmissão do vírus são:

  • Ingerir alimentos preparados por pessoas infectadas que não lavam as mãos após a evacuação;
  • Banhar-se em lagoas e praias que recebem esgoto não tratado;
  • Consumir frutos do mar provenientes de águas poluídas com esgoto não tratado;
  • Tocar em objetos contaminados e levar a mão à boca.

O vírus da hepatite A pode ficar ativo no ambiente (como água e objetos) por até seis meses para transmissão. Em locais com baixas condições de higiene, a transmissão é mais comum.
Um dos grandes problemas da hepatite A é que a pessoa infectada pode demorar para apresentar os sintomas. Então, a transmissão pode acontecer por vários dias antes do diagnóstico da infecção.
Por exemplo, um cozinheiro que está infectado e não lava as mãos adequadamente pode transmitir o vírus muito antes de desconfiar da doença.

Sintomas da hepatite A

A doença pode aparecer de forma mais branda ou mais aguda. Geralmente os primeiros sintomas a aparecer são perda de apetite, náuseas, vômito, fraqueza, dores musculares e de cabeça. Depois de cerca de uma semana o paciente com hepatite A começa a apresentar icterícia, que é o amarelado dos olhos, a coceira no corpo, a coloração escura da urina e fezes muito claras. A maioria das pessoas também apresenta aumento do tamanho do fígado, chamado hepatomegalia.

Em crianças, muitas vezes, a hepatite A pode passar despercebida, já que os sintomas podem ser confundidos com uma gripe ou uma dor de estômago habitual. O vírus pode ficar incubado por 2 a 6 semanas antes de se manifestar.

mãos com luvas azuis retirando sangue de braço

Diagnóstico da doença

O diagnóstico inicial da hepatite A é feito baseado nos sintomas. Para confirmar a existência do vírus no organismo é necessário realizar exame de sangue.
Com a suspeita, deve-se realizar a sorologia para a hepatite A, a fim de encontrar os anticorpos IgM e IgG. Isso porque o exame de sangue não específico indica apenas a alteração das enzimas hepáticas TGO, TGP e bilirrubinas. Porém, as alterações nessas enzimas indicam apenas quadros de hepatites agudas.
Na análise do sangue, a presença do anticorpo IgM indica hepatite A ativa. Pode ser detectado a partir do aparecimento dos sintomas até 6 meses após o quadro, quando desaparece do organismo.
Já o anticorpo IgG indica uma infecção antiga, que fica positivo a partir de algumas semanas após a infecção até o resto da vida.

Tratamento da hepatite A

A hepatite A costuma ficar ativa no organismo por até 8 semanas e curar-se espontaneamente. Por isso, não há um tratamento específico para a doença. Indica-se, apenas, que o paciente faça repouso e mantenha uma boa alimentação e hidratação.
Recomenda-se, ainda, que o paciente evite o consumo de medicamentos que possam causar lesão hepática, como o paracetamol, por exemplo.
A hepatite pode levar à morte por insuficiência hepática em raros casos. Essa situação acontece com cerca de 1% dos pacientes que são infectados pelo vírus.

Talvez você também se interesse por estes assuntos:

  • entrada da InstaMedConheça os serviços da InstaMed Somos a InstaMed, uma clínica completa que oferece consultas e exames para pacientes de todas as idades. Nossa missão é trazer soluções na área da saúde que sejam fáceis, rápidas e […]
  • mão com luva cirúrgica segurando tubo de ensaio com sangueDismorfismo eritrocitário: saiba tudo sobre o exame Saiba o que é dismorfismo eritrocitário, para que serve o exame, quando é solicitado e o que ele pode indicar.
  • foto em preto e branco de mulher sentada em uma cama, segurando uma xícara, com foco no pescoço indicando pontos de dorDoenças respiratórias As doenças respiratórias são a terceira maior causa de morte no mundo. Podem ser desenvolvidas em virtude do ambiente ou serem fruto da carga genética e são aquelas que afetam o sistema […]