A dorsalgia, nome técnico para dor nas costas, afeta grande parte da população adulta brasileira. Os principais problemas estão relacionados com má postura e sedentarismo, resultando em doenças como lombalgia, hérnia de disco e artrose. Em 2017, doenças da coluna foram a maior causa de afastamento dos brasileiros dos postos de trabalho, segundo o INSS. A enfermidade está há dez anos no topo da lista de concessão de auxílio-doença pelo INSS.

Sintomas de doença na coluna

O principal sintoma de doença na coluna é a dor nas costas. Ela pode ser localizada ou espalhada em várias regiões. Além da dor, que pode aparecer forte ou mais branda, as doenças na coluna podem causar queimação, formigamento e até alteração de sensibilidade nas costas, nos braços ou nas pernas.

Causas das doenças na coluna

As diversas enfermidades que podem afetar a coluna têm variadas origens. Pode ser congênita, como a escoliose, ou em virtude dos hábitos, o que é mais comum. Passar muito tempo sentado com uma postura incorreta, carregar excesso de peso ou mesmo uma dieta inadequada podem fazer com que você tenha problemas na coluna.

homem em frente ao computador com mão nas costas indicando dor

Tratamento para doença na coluna

As doenças na coluna têm tratamentos específicos. Algumas doenças são curáveis e outras exigem tratamento permanente para amenizar os sintomas. O tratamento pode ser feito com uso de medicamentos, sessões de fisioterapia e, algumas vezes, cirurgia.

Os sintomas de doenças na coluna costumam aparecer com maior frequência e intensidade em pessoas mais velhas. A partir dos 20 anos, já é comum sentir dores nas costas, mas quando a dor é aguda e dura mais de 15 dias, é hora de procurar um especialista.

As dores na coluna devem ser avaliadas por um ortopedista, que irá solicitar os exames adequados para saber qual a causa da dor e, então, indicar o melhor tratamento para cada caso. Se você está com dor nas costas, agende já sua consulta na Instamed e cuide da sua saúde.

Talvez você também se interesse por estes assuntos:

  • Desafios que impactam a vida dos idososDesafios que impactam a vida dos idosos A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou dez prioridades para a área da saúde em 2019. Entre elas, há as que impactam diretamente na vida da população idosa, como o controle de […]
  • Saiba mais sobre hérnia de discoSaiba mais sobre hérnia de disco A coluna vertebral é composta por vértebras, no interior delas está a medula espinhal ou nervosa. Com o tempo os discos intervertebrais se desgastam e isso facilita a formação das hérnias […]
  • mulher com mão na testa e outra mão estendida, com expressão de dor.Hepatite A: saiba tudo sobre a doença Hepatite é uma inflamação no fígado. Apesar do nome quase igual, as hepatites A, B e C são vírus completamente distintos. É uma doença antiga e que quem contrai uma vez fica imune para o […]