A presença de sangue na urina é um sinal de alerta e merece uma investigação aprofundada para descobrir os motivos e tratar o paciente. Essa investigação normalmente começa com o exame da própria urina. O médico também deve solicitar o exame em alguns casos de escurecimento da urina e dor ou ardência na hora de urinar. Todos esses sintomas são sinais de alguma patologia no corpo.

O que é dismorfismo eritrocitário?

O dismorfismo eritrocitário é uma alteração morfológica das hemácias da urina que permitem avaliar a origem do sangue presente na urina. O exame é feito com o sedimento urinário, que é o corpo de fundo que se forma após a centrifugação da urina.
Conforme o resultado do exame, o médico deve conduzir o diagnóstico para apontar qual a causa da alteração.
As hematúrias glomerulares encontradas na urina podem indicar problemas no trato urinário, nos rins e anomalias renais de causas hipertensiva, diabética, imunológica e de atividade física intensa.

Depois de identificado o tipo de alteração nas hemácias da urina, o médico que solicitou o exame ao paciente indica qual o especialista deve acompanhá-lo a partir do diagnóstico apontado. Cerca de 80% dos casos de alteração no exame de dismorfismo eritrocitário apontam para problemas nos rins ou no trato urinário. Nesses casos, deve-se realizar acompanhamento com um nefrologista para observar a causa da alteração e tratá-la. Fique atento, pois muitos dos casos de câncer no trato urinário são identificados a partir desse exame. Consulte regularmente o médico e cuide da sua saúde. Para ajudar você, a Instamed oferece Check Ups programados para todas as fases da vida.

Se você perceber qualquer alteração na urina, como dor ou ardência ao urinar ou cor mais escura que o normal, agende imediatamente uma consulta com um médico na Instamed. É medicina no instante que você precisa.

Talvez você também se interesse por estes assuntos:

  • mulher com mão na testa e outra mão estendida, com expressão de dor.Hepatite A: saiba tudo sobre a doença Hepatite é uma inflamação no fígado. Apesar do nome quase igual, as hepatites A, B e C são vírus completamente distintos. É uma doença antiga e que quem contrai uma vez fica imune para o […]
  • Raio X de mãos e punhos: para que serve e quando fazerRaio X de mãos e punhos: para que serve e quando fazer O exame de diagnóstico por imagem (raio X) das mãos e dos punhos serve para determinar a idade óssea do paciente. Essa informação pode ser utiliza para prever a altura da criança quando […]
  • Descubra a importância de realizar um check-upDescubra a importância de realizar um check-up O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com a idade, sexo e histórico pessoal e familiar. Uma revisão de saúde sistemática e individual, onde o […]