A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen, é uma substância oleosa e densa produzida pelas glândulas presentes na parte externa do canal auditivo. Embora a sua formação seja totalmente natural, muita gente se pergunta se a dificuldade em ouvir pode ser cera no ouvido.
Bom, é importante ressaltar que a cera de ouvido tem um papel bastante importante: ela protege a mucosa do canal auditivo de infecções por vírus, bactérias ou fungos, além de evitar que a poeira ou outras pequenas partículas possam avançar para dentro do canal auditivo e atingir o tímpano.
A ausência do cerúmen pode afetar diretamente essa proteção das vias auditivas, e também pode causar secura e coceira. No entanto, se em excesso, ela também pode prejudicar a função auricular, especialmente se for mal manipulada, podendo entupir o canal auditivo ou encostar-se no tímpano, causando danos ao seu tecido.
Geralmente, o acúmulo de cera excessivo no ouvido é assintomático. Porém, quando ele é tão grande a ponto de obstruir as vias auditivas, ele pode gerar dificuldades de audição e mesmo surdez em pelo menos um dos ouvidos. Além da dificuldade auditiva, o acúmulo de cerume também pode causar desconforto e zumbido, especialmente quando o acúmulo de cera está localizado muito próximo ao tímpano, o que ocorre frequentemente após manipulação com cotonete.
O acúmulo de cera é mais comum no idoso, mas pode ocorrer em qualquer idade. Algumas pessoas simplesmente produzem mais cerume do que o ouvido é capaz de eliminar, sendo que em muitos casos, não há um motivo muito claro para a ocorrência de uma produção aumentada de cera no ouvido.
Portanto, sim, a cera no ouvido pode causar dificuldade em ouvir.
Ficou com alguma dúvida? Precisa marcar uma consulta com um otorrinolaringologista? Entre em contato com a InstaMed! Ficaremos felizes em ajudá-lo no instante que você precisa.
Fonte: Instituto OTOVida.

Talvez você também se interesse por estes assuntos:

  • Depressão Infantil: Seu filho pode ser portador?Depressão Infantil: Seu filho pode ser portador? A Depressão Infantil é uma doença grave que atinge cerca de 2% das crianças em idade pré-escolar e até 8% dos adolescentes. Se não for tratada adequadamente, a depressão nessa fase da vida […]
  • Saiba tudo sobre Hipertensão A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença crônica que se caracteriza pelos altos níveis de pressão sanguínea nas artérias. A pressão elevada exige um esforço maior do coração para […]
  • Arritmia cardíaca: prevenção, sintomas e tratamentoArritmia cardíaca: prevenção, sintomas e tratamento Arritmia cardíaca é qualquer distúrbio do ritmo cardíaco, seja quando os batimentos do coração estão mais lentos, mais rápidos ou simplesmente descompassados. A frequência cardíaca de uma […]