A água é essencial para nossa saúde, além de ser o elemento primordial de todas as células do nosso organismo. Isso nós aprendemos desde pequenos, mas, muitas vezes, até sem perceber, nos descuidamos da hidratação bebendo água apenas quando sentimos sede.

Nosso organismo é composto por aproximadamente 70% de água, por isso a importância da ingestão de água está atrelada ao bom funcionamento do nosso corpo e manutenção da saúde. Ela ajuda a regular a temperatura corporal, o bom desempenho dos órgãos além de eliminar toxinas, ajudar na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, atua como um veículo de transporte de nutrientes.

O ideal é consumir no mínimo dois litros de água por dia. Sucos, chás, chimarrão e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas a prioridade é beber a água pura. Afinal, se ingerirmos sucos, além do líquido, também ingerimos calorias, açúcares, e dependendo da saúde da pessoa, isso tem contraindicação.

Nos dias quentes o cuidado com a hidratação deve ser redobrado e em dias mais frescos, não se pode esquecer de ingerir o líquido. Gestantes e mulheres que estão amamentando, devem intensificar o consumo de água, pois elas têm um aumento da quantidade de sangue em circulação e precisam intensificar a quantidade de líquido para melhorar a lactação.
É importante reforçar que cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação por dia, por isso o ideal é consultar com seu médico de confiança. Um nutricionista ou clínico geral são os mais indicados neste caso.
Aproveite para agendar a sua consulta na InstaMed

Talvez você também se interesse por estes assuntos:

  • MenopausaMenopausa Os sintomas da menopausa normalmente têm início entre os 45 e 55 anos de idade, quando a menstruação passa a ser irregular e surgem problemas como ondas de calor, aumento da produção de […]
  • Depressão Infantil: Seu filho pode ser portador?Depressão Infantil: Seu filho pode ser portador? A Depressão Infantil é uma doença grave que atinge cerca de 2% das crianças em idade pré-escolar e até 8% dos adolescentes. Se não for tratada adequadamente, a depressão nessa fase da vida […]
  • Quais os efeitos colaterais dos remédios consumidos no dia a dia?Quais os efeitos colaterais dos remédios consumidos no dia a dia? Quem nunca teve uma dor de cabeça que não insiste em passar? Ou um desconforto no estômago? Quem tem essas queixas, geralmente pega um comprimido e toma sem prescrição médica. Só que […]